GDG BASQUETBOL 2013/2014

GDG BASQUETBOL 2013/2014

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CRÓNICA SUB14 MASCULINOS

No passado fim de semana, 10/11 de Novembro, os Sub14 M do GD Gafanha começaram a 3ª Fase do Campeonato Distrital disputando uma jornada dupla. Jogámos no sábado contra o Esgueira e no domingo contra o Illiabum, ambos os jogos em nossa casa. Já tínhamos defrontado as duas equipas na 1ª Fase de competição tendo ganhado ao Esgueira e tendo perdido com o Illiabum.


GD Gafanha 62 - 37 CP Esgueira

No jogo de sábado contra o Esgueira começámos com espírito e vontade de ganhar logo alguma vantagem pontual que nos desse mais confiança e segurança a jogar. Conseguimos essa vantagem principalmente através de uma defesa pressionante a campo inteiro que fez com que a equipa adversária perdesse algumas bolas na transição e fosse apanhada em "contra pé". A equipa do Esgueira recuperava bem defensivamente após ataque organizado e não fosse esta defesa a campo inteiro não teríamos conseguido este primeiro objectivo de ganhar vantagem, acabando o 1º período 16-4. No segundo período não fomos tão agressivos na defesa tendo o nosso adversário conseguido chegar com segurança ao ataque. Além disso fomos lentos na transição defesa ataque, principalmente no 1º passe o que possibilitou ao Esgueira recuperar defensivamente não deixando que fizessemos ataque rápidos. Com este cenário o Esgueira ganhou este período e equilibrou o resultado indo a nossa equipa para intervalo com uma vantagem apenas de 6 pontos (34-28). Quando o objetivo seria aumentar a vantagem, não fomos capazes de o fazer, pela falta de pressão sobre a bola e pela lentidão na procura de uma finalização fácil após recuperação da posse de bola. Temos de optar por processos mais simples e rápidos de chegada da bola ao ataque, principalmente através de passe e não da utilização abusiva do drible.
Tentámos corrigir esta situação após o intervalo e começámos a sair mais rapidamente para o ataque. Na defesa não conseguimos ser constantes, tendo em algumas fases a equipa adversária conseguido finalizar facilmente sem que houvesse fintas e ajudas efetivas aos desequilíbrios provocados na nossa defesa. Sendo assim, a diferença no marcador esteve sempre entre os 8 e os 12 pontos. Um dos pontos que podemos encontrar de positivo é que não conseguindo aumentar a vantagem conseguimos geri-la e responder com segurança quando a equipa adversária se aproximava no marcador.
No quarto período o resultado continuou com esta desvantagem e nos momentos finais conseguimos aumentar de novo a pressão sobre a bola e a agressividade ofensiva, sendo mais objetivos e utilizando ações mais simples de chegada à finalização, aumentando assim a vantagem no marcador e acabando o jogo em 62 - 37.
Fica como aviso o equilíbrio durante a maior parte do jogo para que no próximo jogo, desta feita em Esgueira, consigamos manter a agressividade defensiva sobre a bola sem assim criar desequilíbrios defensivos, e a agressividade ofensiva sobre o cesto e os defensores de maneira a sermos mais rápidos e objetivos criando assim vantagens na procura da situação de 1x0.

GD Gafanha 41 - 31 Illiabum C

Em relação ao jogo de domingo contra o Illiabum a estratégia era melhorar principalmente a transição para o ataque e pressionar a bola não deixando que a equipa adversária conseguisse jogar rápido em contra ataque.
De uma forma geral conseguimos, a nível defensivo, parar a transição rápida defesa/ataque da equipa adversária. No que diz respeito ao ataque não conseguimos transições rápidas de 1º e 2º passe pois não conseguimos perceber que utilizando demasiado o drible atrasamos esta transição rápida dando mais oportunidade de recuperação defensiva à equipa adversária. Além disso quando tentámos fazer o 1º passe rapidamente fizemo-lo para zonas de difícil receção perdendo assim muitas posses de bola. Temos de ter a frieza de ganhar o ressalto e perceber rápidamente onde existe uma linha de passe segura para que não hajam tantos turnovers não provocados.
Sendo assim num jogo onde as defesas se superiorizaram ao ataque, houve poucos pontos marcados, tendo o resultado ficado em 41 - 31 a nosso favor.
Sabemos onde falhámos e vamos trabalhar de maneira a melhorar os pontos menos positivos e fazer dos pontos positivos uma característica da nossa forma de jogar.

Agradecer aos pais e familiares que estiverem presentes em grande número nos dois dias e que apoiaram os nossos jovens atletas de forma ordeira e consciente.

André Janicas
(treinador Sub14M)

Sem comentários: