GDG BASQUETBOL 2013/2014

GDG BASQUETBOL 2013/2014

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CRÓNICA SENIORES MASCULINOS

GD Gafanha 57 - 76 Académico FC
No passado dia 17 o GDG recebeu em sua casa a equipa do Académico Futebol Clube, do Porto. Sabíamos de antemão que se trataria de um jogo difícil, como aliás todos os jogos serão no nosso campeonato, em que as equipas estão todas a um nível bastante competitivo.
Este era o nosso primeiro jogo em casa, pelo que estávamos motivados a conseguir uma vitória diante dos nossos adeptos e patrocinadores.

Entrámos no jogo algo ansiosos e, aliado à boa percentagem de lançamento do adversário, naturalmente o resultado registou uma desvantagem próxima das dezenas. No entanto, conseguimos serenar o jogo e com alguma paciência no ataque e também uma boa atitude defensiva, conseguimos recuperar a desvantagem e chegar mesmo a estar em vantagem próximo do intervalo. Alguma desconcentração no último minuto da primeira parte resultou numa desvantagem de 5 pontos no final do segundo período (33-38).

No segundo tempo, com o jogo perfeitamente em disputa e com bastante tempo para voltar a ultrapassar o adversário no marcador, a equipa não conseguiu ser tão solidaria, quer a defender, quer a atacar. À medida que o tempo ia passando e o adversário, mais sereno e concentrado, se ia distanciando no marcador, a nossa equipa ia perdendo o controlo emocional e “baixando a cabeça”. Os ataques começaram a ser menos organizados e envolvendo menos jogadores da equipa, tentando-se resolver individualmente e muitas vezes de forma precipitada o que deveria ser feito em equipa. Na defesa a equipa desuniu-se e permitiu ao adversário conseguir pontos com relativa facilidade, em boas combinações jogo interior/exterior ou em penetrações até perto do cesto. Assim o resultado foi-se avolumando até ao final, sendo que a diferença registada não reflecte a boa réplica dada pela nossa equipa, sobretudo na primeira parte.

Um pouco à semelhança do sucedido na primeira jornada, não fomos capazes de manter a serenidade e cabeça fria para, quando as coisas não estavam a correr da melhor forma, encontrar maneira de reverter a situação, de forma organizada e natural, sem forçar ou individualizar o jogo.
Resta-nos continuar e se possível melhorar o bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos treinos e apontar os esforços já para o próximo jogo, para tentar obter a primeira vitória desta época!

Luís Silva
(atleta SeniorM)

Sem comentários: