GDG BASQUETBOL 2013/2014

GDG BASQUETBOL 2013/2014

quarta-feira, 5 de março de 2014

"Ganhar uma Equipa é a melhor vitória"

A fase final de uma competição distrital é o culminar de um trabalho contínuo, enquadrado num momento com algumas especificidades.
Para os Sub 20 Masculinos do Grupo Desportivo da Gafanha esta realidade tem contornos muito próprios. O escalão não tinha tradição formativa no clube, havia um vazio de continuidade (também não teve Sub18), a participação na prova foi planeada com um grupo de trabalho praticamente novo, com experiências desportivas diversas e com o regresso do treinador após uma paragem de 3 anos na modalidade.
Face a este contexto desportivo, independentemente do que a equipa possa conquistar nesta fase final distrital, o grupo apresenta-se como um vencedor. Não no aspecto competitivo face ao valor das outras três equipas. Mas a “vitória” está já há algum tempo conquistada: ganhou-se no Clube um escalão; solidificou-se um grupo de trabalho e uma equipa que, face a todas as dificuldades, nunca desistiu, trabalhou com gosto e com prazer pela modalidade, pelo clube e, principalmente, como equipa. E esta vitória tem um rosto, ou melhor, 14 rostos: os Atletas. São eles os principais vencedores desta época, independentemente dos resultados que, curiosamente, nunca serviram de pretexto (nem nas euforias das vitórias, nem nas desilusões das derrotas). A direcção e o treinador deram as ferramentas, o trabalho e o fruto colhido é todo da responsabilidade dos atletas.
E é esta a perspectiva da equipa para esta fase final. Mais do que os resultados, mostrar que se venceram muitos obstáculos, muitas dificuldades, e que se ganhou, fora das vitórias, muita coisa importante para uma equipa e para um clube: respeito, trabalho, dedicação, esforço, sacrifício e espírito de grupo. O resto… é um jogo de basquetebol.
Uma palavra final para o Galitos, Illiabum e Sangalhos: o desejo sincero de uma boa fase final e um abraço fraterno aos companheiros treinadores. Pelo basquetebol.
Miguel Araújo
Treinador Sub 20 masculinos - GDG

Sem comentários: