GDG BASQUETBOL 2013/2014

GDG BASQUETBOL 2013/2014

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

As Sub 14-F recebem e vencem a equipa do GRIB

Defrontámos na última jornada da 1ª Fase do Campeonato Distrital a equipa do Brandoense.
Pela primeira vez na época conseguimos ter toda a equipa disponível para jogar, contando assim com as 11 jogadoras que estão inscritas tendo como objetivo que este número cresça para que consigamos ter cada vez mais soluções.
Entrámos muito bem, a defender a campo inteiro dificultando sempre a progressão através de drible e obrigando as adversárias a cometer muitos erros. A defesa a campo inteiro foi eficaz, embora estivéssemos a cometer o erro de tentar "roubar" a bola ficando muitas vezes nas costas da defesa e criando assim um desequilíbrio na nossa defesa, desequilíbrio esse que conseguia ser colmatado com uma maior velocidade das nossas atletas, mas não poderemos continuar a cometer erros que nos serão fatais em fases mais avançadas da competição. A nível da defesa a meio campo continuamos a ser pouco pressionantes, pouco agressivas, sendo muitas vezes ultrapassadas facilmente. Isto deve-se ao facto de a posição defensiva (pernas e braços) ainda não ser uma posição ativa e preparada para agir. Sendo a equipa do Brandoense constituída por atletas pouco experientes chegámos ao intervalo com uma vantagem grande, 70-05.
Na segunda parte a ideia era continuarmos a ser agressivas na defesa, corrigindo alguns aspectos em que estávamos a falhar e após recuperação de bola tentar sair rápido para o ataque. Sempre que não fosse possível finalizar rapidamente aproveitando a desorganização defensiva da equipa adversária, as regras para o ataque organizado eram: espaços bem ocupados (jogadoras afastadas); quem tem bola ser ofensiva; quem não tem bola criar áreas de passe e reagir à penetração.
Tivemos algumas dificuldades no ataque organizado, principalmente na ocupação dos espaços. Ocupamos espaços muito perto umas das outras sendo difícil assim criar situações de penetração através de drible ou através de passe pois existe muita aglomeração sobre a ação da bola. Aconteceu também algumas vezes ganharmos ressalto ofensivo, não termos vantagem para finalizar logo após ressalto, mas não conseguíamos abrir novamente o jogo e procurar a jogadora com vantagem, optando muitas vezes por lançamentos precipitados.
São aspetos que vão ser trabalhados ao longo do ano e que as atletas vão interiorizar com o decorrer da época.

Fazendo uma análise desta 1ª fase da competição em que realizámos 4 jogos. Penso que a atitude demonstrada durante a maior parte dos jogos foi boa. Conseguimos ficar no Grupo Nacional embora não ficámos em primeiro devido à derrota com a forte equipa da AD Ovarense e com a qual poderíamos ter demonstrado mais ambição. Tivemos uma grande dificuldade nesse jogo que foi o handicap na altura mas essa não pode ser justificação para baixarmos os braços e desistirmos de obter o melhor resultado possível.
As equipas que nos criam mais dificuldades são as que nos vão fazer crescer mais e é nesses jogos que temos de demonstrar toda a nossa qualidade e deixar tudo dentro de campo. Sei que vamos atrás de fazer melhor já na próxima fase.

Atletas presentes: Marta Lino, Mariana Matias, Gabriela Julião, Bruna Zagaria, Inês Xavier, Kristina Klimovska, Maria Oliveira, Mariana Pires, Matilde Costa, Beatriz Silva e Ana Maria.

Sem comentários: