No fim de semana passado a equipa de Sub14M do GD Gafanha teve jornada dupla fechando assim a 3ª Fase do Campeonato Distrital e tendo como objetivo a tentativa de apuramento para o Campeonato Nacional, embora este apuramento não dependesse só dos nossos resultados nestes dois jogos.
CP Esgueira 50 - 52 GD Gafanha "Piz. Brasão"
No sábado defrontámos a equipa do Esgueira em sua casa. Foi um jogo equilibrado e com várias alternâncias no marcador. Começamos bem o jogo, concentrados e cientes que não iria ser um jogo fácil. O primeiro parcial foi equilibrado 10-10 mas no segundo período não conseguimos manter a mesma atitude agressiva sofrendo mais pontos e marcando apenas 6. Fomos pouco objetivos na altura de atacar o cesto e não tivemos a paciência suficiente de explorar o ataque e encontrar a melhor opção. Tentávamos sempre o ataque rápido mesmo em desvantagem não conseguindo assim criar situações de finalização com boa eficácia. Fomos para o intervalo a perder por 8 pontos também por mérito da equipa adversária que criou muitas dificuldades à nossa defesa.
Na segunda parte o que era exigido aos nossos atletas era uma mudança de atitude. Mais determinação na luta das tabelas e principalmente uma transição mais rápida defesa/ataque pois a equipa do Esgueira corria para trás protegendo muito bem o cesto e criando muitas dificuldades de penetração. Além disso se fossemos capazes de pressionar um pouco mais por forma a roubar algumas bolas teríamos oportunidades de finalização mais simples e rápidas. Pois essa mudança aconteceu, começamos a criar mais dificuldades na transição defesa/ataque do Esgueira roubando assim algumas bolas ou deixando muitas vezes pouco tempo para o ataque organizado da equipa adversária. Além disso quando ganhávamos a posse de bola éramos mais rápidos a chegar ao ataque e quando não conseguíamos finalizar rápido tivemos a paciência de procurar a melhor solução, fazendo muitas vezes 1x1 com vantagem e tirando muitas faltas, ficando alguns jogadores adversários com muitas faltas o que condiciona sempre a atitude defensiva. Conseguimos neste período um parcial de 15-24 a nosso favor ficando assim à frente por 1 ponto.
O quarto período foi muito emocionante. Os jovens de ambas as equipas davam tudo para ganhar o jogo muitas vezes com pouco discernimento, normal nestas idades, pouco habituados a estas situações de incerteza no resultado. Conseguimos mesmo assim controlar o nervosismo não nos condicionando muito a tomada de decisão. O Esgueira começou a fazer defesa a campo inteiro, sendo mais agressivos e fazendo algumas faltas para parar o relógio. Tivemos várias oportunidades através de lance livre para conseguir uma margem maior no marcador, conseguindo apenas concretizar alguns dos lançamentos. Temos que melhorar este fator de jogo (LL) que será muito importante em jogos equilibrados. No final conseguimos através do jogo exterior marcar alguns cestos que nos deram tranquilidade embora só tenhamos ganho por 2 pontos e o Esgueira ter tido a ultima posse de bola.
SC Beira-Mar 72 - 42 GD Gafanha "Piz. Brasão"
No domingo à tarde defrontámos a equipa do Beira-Mar já sabendo que tinham ganho ao Illiabum no dia anterior e que assim a nossa missão ficava mais difícil. Teríamos que ganhar por uma margem grande e portanto nem nos focámos nesse objetivo, focámo-nos sim em fazer um bom jogo, com espírito de união deixando assim boa imagem no último jogo desta fase.
E foi com esse espírito que vi a minha equipa a jogar com alegria, a defender a todo o campo dificultando a transição adversária sem com isso sofrer contra-ataques. O principal fator foi a comunicação entre eles e a rápida reação à perda de bola. Além disso atacamos o cesto com trajectórias retilineas tirando assim muitas faltas ou obrigando a defesa a ajustar-se encontrando um colega sozinho e bem colocado. O primeiro período ficou 16-14. No segundo período não conseguimos impor este espírito principalmente a nível defensivo sofremos alguns conta-ataques. Fomos para o intervalo a perder por 12 pontos.
O terceiro período também foi equilibrado, ambas as equipas faziam defesa a campo inteiro e o jogo foi bastante dinâmico, muitas vezes com decisões desacertadas, normais destas idades. No ultimo periodo não conseguimos defender tão bem sofrendo o parcial com maior desvantagem do jogo. Foi um bom jogo, parabéns aos meus atletas pelo empenho na maior parte do jogo. Parabéns também ao Beira-Mar que conseguiu garantir a participação no Campeonato Nacional e agradecer ao pessoal do staff que teve ajudar durante o jogo. A nós é exigido lutar pelo melhor lugar de entrada no Campeonato Inter-Associações.
Agradecer também aos familiares que tem acompanhado a nossa equipa e que enchem de entusiasmo os pavilhões onde vamos jogar. Muito obrigado pelo vosso apoio e disponibilidade.
André Janicas
(Treinador Sub14M)
Sem comentários:
Enviar um comentário