GDG BASQUETBOL 2013/2014

GDG BASQUETBOL 2013/2014

sexta-feira, 30 de maio de 2014

A história de uma época, da equipa de sub-16 b, pelas palavras do Treinador AndréJanicas



Finda mais uma época desportiva e o sentimento não é de que foi mais uma época mas sim que foi uma época importante a nível individual e coletivo tanto para atletas como para treinadores e equipa técnica.

Sabíamos desde o início que iria ser uma época com altos e baixos, e em que o trabalho e evolução individual era um aspeto importante mas sem nunca descorar os comportamentos coletivos que acarreta pertencer a uma equipa de um desporto coletivo. Tínhamos uma equipa um pouco heterogénea, visto que tínhamos atletas já com muitos anos de basquetebol, alguns que só começaram no ano passado e outros este ano. O objetivo era igual para todos: “Dar o máximo em cada treino/jogo e evoluir”.

Nesta fase de formação desportiva é importante além da capacidade técnica, desenvolver nos atletas capacidades táticas que os façam conhecer melhor o jogo e assim aplicarem os fundamentos técnicos em função da decisão tática que melhor serve nas várias fases e situações de jogo. Além disso é importante também nesta fase que cada atleta encontre o seu ritmo, que perceba aquilo que mais gosta de fazer e que faz melhor, para que possam potenciar esses aspetos e para que trabalhem com mais afinco nos aspetos em que não se sentem tão à vontade, mas que serão importantes no seu papel dentro da equipa.

Foi isso que fizemos. Durante todo o ano houve fazes críticas de aprendizagem da técnica em função da tática individual e mais para o final os treinos absorviam mais tempo com matérias de tática coletiva.

É com muito orgulho que reflito sobre o nosso trabalho durante o ano e percebo que a maior parte dos atletas evoluiu no sentido que nós desejávamos. Podíamos ter evoluído ainda mais se a nossa assiduidade fosse 100%. Mas sempre que vinham ao treino, era para treinar, era para dar o máximo. Gostei muito de trabalhar com vocês e espero que vos tenha ajudado a serem melhores (pessoas, jogadores, amigos, etc), pois vocês ajudaram-me a melhorar como pessoa, treinador, amigo, professor…

Fica aqui o ranking das equipas para que tenham uma melhor noção da classificação:

1º A.D. Ovarense

2º Illiabum C.

3º S.C. Beira-Mar

4º Sangalhos D.C.

5º A.D. Sanjoanense

6º G.D. Gafanha

7º C. Galitos

8º A.D. Ovarense ©

9º C.P. Esgueira

10º Atómicos S.C.

Agradeço aos jogadores da equipa de Sub16 “B” (Bichos) pelo esforço e dedicação ao longo da época: João Paz; João Bola; João Silva; João Pedro; Diogo Costa; Diogo Vieira; Diogo Lourenço; Albano Matos; Philippe Nunes; Rúben Batista; Ricardo Grego; e Miguel Ramos (sub18 que nos acompanhou sempre).

Agradeço à minha equipa técnica Gonçalo Silva e João Paz que nos ajudaram em tudo o que foi necessário durante o ano.

Agradeço a todos os atletas Sub16 “A” com os quais fomos treinando em conjunto e que nos deram uma preciosa ajuda e mais especificamente aos atletas que por algumas vezes jogaram pela nossa equipa: Jorge Silva; Rodolfo Santos; Levi Russo; e Sandro Ribeiro. Agradeço ao meu colega e amigo João Paula, treinador da equipa “A”.

Agradeço à direção que nos permitiu constituir esta equipa e que nos apoiou durante a época.

Não posso deixar de agradecer em especial aos pais que foram incansáveis. Acompanharam sempre a equipa, acreditaram sempre no nosso trabalho e que nos momentos mais complicados nos deram força e nos momentos de alegria disfrutaram connosco. Muito obrigado pela vossa dedicação.



Mais uma vez aos meus atletas:

OBRIGADO por tudo o que fizeram, obrigado por tudo o que me ensinaram e espero ter contribuído para que vocês sejam melhores no futuro.
André Janicas

Sem comentários: