GDG BASQUETBOL 2013/2014

GDG BASQUETBOL 2013/2014

quarta-feira, 12 de março de 2014

O testemunho da equipa sub-14 ferm sobre o IVTorneio Internacional “Cidade Gafanha da Nazaré”



Nos dias 1 e 2 de Março, sábado e domingo, realizou-se o Torneio Internacional de Sub14 M/F “Cidade da Gafanha da Nazaré” no qual a nossa equipa era a anfitriã.
Optámos por ficar a dormir desde sexta-feira e fazermos as refeições na escola pois queríamos aproveitar esta oportunidade para passarmos mais tempo juntos e nos divertirmos. Na primeira noite só estávamos nós e a equipa de Coimbrões nas instalações da Escola. Fizemos uma sala de cinema onde as duas equipas tiveram oportunidade em confraternizar e se conhecerem melhor. As atletas tiveram algum tempo em conversa, brincadeira e socialização. De seguida foram para as salas para tentarem descansar mas a adrenalina não deixava que conseguissem adormecer cedo.
Na manhã seguinte, sábado, acordámos ao som do alarme da escola que sou mas por pouco tempo. Tomámos o pequeno almoço cedo e como não tínhamos jogos da parte da manhã aproveitámos para irmos até Aveiro ver o treino da Seleção de Aveiro de Sub14F, estando  4 colegas nossas a treinar e as quais quisemos apoiar. Voltámos para a Gafanha para almoçarmos cedo visto que íamos começar a jogar as 14h. Depois de almoço ainda assistimos ao jogo de Sub14M, GD Gafanha x ACER Tondela, a contar para o Campeonato Nacional e do qual saímos vitoriosos.
No 1º jogo da tarde defrontámos a equipa espanhola do Seis do Nadal (Vigo) que fisicamente estava uns centímetros a cima da nossa . Começamos muito bem, pressionado a campo inteiro e tendo assim o controlo do jogo desde início. O 6Nadal colocava-nos algumas dificuldades que fomos conseguindo colmatar, dando grande rotatividade à equipa e acabando assim o jogo com o resultado 60-41 a nosso favor. Depois de um breve descanso defrontámos a equipa do Galitos num jogo muito equilibrado. Estivemos sempre na frente mas não conseguimos ampliar a vantagem, muito por falta de concentração e ambição. O jogo foi muito intenso, com defesas muito pressionantes e muitas bolas perdidas ficando o resultado GDG 57-50 Galitos. No terceiro e último jogo do dia defrontámos o Coimbrões, Campeão Distrital do AB Porto, que também já tinha ganho os 2 jogos que tinha realizado no Torneio. Foi um jogo equilibrado nos primeiros períodos tendo sido um pouco mais desequilibrado na 2ª parte, mas nunca com grande ascendente da nossa equipa. Mais uma vez foi um jogo bem disputado, o Coimbrões tem normalmente equipas fortes e agressivas e foi isso que demonstraram dentro do campo. Conseguimos vencer o jogo por 58-32.
A seguir a este jogo fomos jantar e descontrair um pouco. Os momentos das refeições foram sempre momentos animados pois normalmente todas as equipas se encontravam no refeitório e havia sempre tempo para cânticos e socialização positiva. Depois de jantar aproveitámos que havia o jogo de Séniores Femininas GDG x CPN para ver um pouco mais de basquetebol e conhecer um pouco melhor atletas dos outros clubes. Depois do jogo recolhemos ao nosso bloco para descansarmos pois tinha sido um dia muito longo e com muita atividade e sabíamos da importância de descansar e estar bem no dia seguinte. Mais uma vez não foi fácil adormecer pois estávamos num sítio “estranho”, com o barulho normal de 5 equipas que dormem no mesmo bloco e portanto o descanso não foi o melhor mas mesmo assim permitiu recuperar alguma coisa e não acordar ainda mais cansado.
No domingo de manhã iríamos participar em mais 2 jogos, e estes com uma característica diferente dos de sábado, devido a 4 atletas que estavam a representar a Seleção Distrital não irem participar connosco nestes jogos. Assim e devido ao pouco número de atletas que temos em sub14F, 2 atletas Minis nascidas em 2003, Carolina Bola e Carolina Gonçalves, vieram participar nos jogos de domingo frente ao Leça e ao Braga. O jogo do Leça foi um jogo difícil, muito equilibrado e com algumas alternâncias no marcador. Todas as atletas encararam o jogo com espírito de luta e sacrifício, pois sabíamos que só com um espírito de equipa grande conseguiríamos levar de vencida esta equipa. As atletas minis foram muito bem acolhidas, sempre apoiadas e isso fez com que tivessem conseguido ajudar a equipa a ter mais um resultado positivo 34-26, tendo sido a defesa a chave para vencer este jogo. No último jogo do torneio defrontámos o Braga, não conseguimos ter o mesmo espírito do jogo anterior, o cansaço fazia-se sentir, e por isso foi um jogo mais lento e com pouca agressividade defensiva. O resultado foi: Braga 25-33 Gafanha.
Realizou-se ainda mais um jogo e de seguida houve lugar à final de Lançamentos Livre e Triplos que foram ganhos, no setor feminino, por uma atleta do Leça e Galitos respetivamente.
De seguida mais um momento de espetáculo com o jogo All-Star entre equipas do Norte e do Sul, onde os atletas de várias equipas jogaram com o objetivo somente de dar espetáculo. Foi o que aconteceu e no final aconteceu o empate inevitável.
Este Torneio permitiu à nossa equipa momentos divertidos, diferentes dos dias de treino e jogos e que nos ajudam a criar um espírito ainda mais forte entre nós. Dou os parabéns a todas as atletas que tiveram um comportamento exemplar e que demonstraram ser responsáveis e dar valor a estes momentos de confraternização tão importantes. Agradeço a ajuda e apoio da minha equipa técnica Isabel Gonçalves e Rui de Matos que tiveram um papel importante para que tudo corresse bem.

A equipa de Sub14F do GD Gafanha  agradece e elogia todas as pessoas que organizaram e trabalharam neste evento para que tudo corresse bem. A Direção, Treinadores, Jogadores, Staff, Pais e Amigos do GD Gafanha estão de parabéns.


Sem comentários: