Informação Geral
O torneio 24h Gafanha está dirigido para todos os desportistas ou amantes da modalidade.
O torneio será realizado no pavilhão da E.B 2 3 da Gafanha da Nazaré. O torneio começa ás 18h do dia 29 de Junho e acaba ás 18h do dia 30 de Junho.
Com base num torneio de 3 contra 3 a meio campo, serão realizados vários jogos entre as várias equipas devidamente separadas por 4 escalões (até sub-17 masculino e feminino denominado “escalão júnior”, acima de sub-17 masculino e feminino será denominado “escalão open”).
Os jogos estarão previamente calendarizados de acordo com os grupos que serão feitos e com a ordem que iram estar no calendário. Depois da fase de grupos serão realizados jogos em modo “Playoff” para que sejam apurados os vencedores de cada escalão.
Todas as atividades vão ter prémios e qualquer participante no torneio pode entrar nas mesmas. As atividades a serem realizadas são o “ 2-ball” (concurso de lançamento a pares mistos), concurso de 3 pontos (concurso de lançamento de 3 pontos), concurso de “skills” (concurso de destreza e perícia) e o elimina (competição de lançamento). Será também tirada uma foto de grupo e será realizado um jogo com alguns antigos atletas ou atletas actuais da modalidade no distrito. Também será feita uma atividade de mini basquete do G.D.G. Será também dada importância ao nome de equipa mais original.
As inscrições serão aceites até dia 27 de Junho e antes do começo do torneio a equipa terá de se apresentar para que seja validada a inscrição e seja feito o pagamento de quem não o fez antes.
Regulamento
Os jogos serão realizados seguindo as regras da Federação Portuguesa de Basquetebol mas ajustado apenas a meio campo. Os limites do campo são as linhas laterais e a linha final, a linha de meio campo também será considerado linha final.
· Depois de ser ponto, a equipa pode colocar a bola fora da área de lance livre, sem pressão do adversário e retomar o jogo.
· Ao trocar a posse de bola a equipa que a recupera deve passar para fora da linha de lance livre para poder voltar a jogar. Caso a equipa não saia e seja feito ponto, o mesmo não será valido e a posse de bola é trocada.
· Quando uma equipa atinge as 4 faltas passa a ser usada a regra do lance livre. Por cada falta feita após a 5ª falta (inclusive), será dado um ponto à equipa que sofre a falta e 2 lances livres.
· Caso exista uma falta antidesportiva ou uma falta técnica, a equipa fica automaticamente desqualificada sendo todos os jogos da mesma perdidos.
· As equipas que fizerem 3 faltas de comparência são desqualificadas.
· Qualquer equipa que chegue atrasada perde por falta de comparência por 20-0.
· Não serão aceites trocas de jogadores na ficha de inscrição depois do torneio ter sido iniciado.
· Em caso de empate serão feitos lances livres em forma de “morte súbita” tendo que cada jogador lance ao cesto de modo a serem utilizados todos os jogadores e a equipa que vencer, ganha por 1 ponto de diferença.
· Durante a fase de grupos se as equipas tiverem o mesmo número de vitórias que outras, será tomado em conto o jogo realizado em confronto direto. Se a igualmente for a mais que 2 equipas serão analisados os pontos positivos e negativos e a equipa com o average mais positivo será a equipa que fica na frente da classificação.
· Cada equipa terá 20 segundos por cada ataque, não sendo permitido anti-jogo.
Concursos
· Nos concursos serão feitos em duas fases em que na primeira passam apenas 5 participantes de cada escalão para a fase seguinte exceto no jogo do elimina. E na seguinte é feito o mesmo jogo de modo a apurar o vencedor.
· Nos concursos serão feitos em duas fases em que na primeira passam apenas 5 participantes de cada escalão para a fase seguinte. E na seguinte é feito o mesmo jogo de modo a apurar o vencedor.
· Para o concurso 2-ball é necessária a inscrição de um elemento masculino e um feminino do mesmo escalão.
· No concurso de 3 pontos quando o lançamento é feito a pisar a linha não serão validados os cestos convertidos.
· No concurso de 3 pontos a ultima bola vale 2 pontos enquanto as outras só 1.
· No concurso de Skills passam os que fizerem menos tempo, no dos 3 pontos é quem marcar mais pontos, no 2-ball ganha quem fizer mais pontuação em conjunto e no elimina será determinado o vencedor aquele que ficar em jogo no fim.
· No concurso de 3 pontos e no 2-ball tem 1minuto para concluir a tarefa. No de Skills tem 1minuto e 30 segundos de tempo máximo para fazer o circuito.
· Em caso de empate no concurso de Skills, será fator de desempate os pontos convertidos e o número de passes efetuados com eficácia.
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