GDG BASQUETBOL 2013/2014

GDG BASQUETBOL 2013/2014

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Diário Torneio de Braga

No passado dia 21, a equipa de sub12 mista do Gafanha deslocou-se até Braga para participar no IV Torneio Internacional de Braga, inserido no “Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude”. Com a participação neste torneio quisemos proporcionar aos nossos atletas mais uma oportunidade de competir numa fase em que muitos clubes já não estavam em atividade, e por outro lado aproveitar um encontro saudável de jovens para desenvolver competências grupais e experienciar vivências que os enriquecessem como pessoas.
A equipa foi composta por: Marta Lino, Inês Anastácio, Mariana Matias, Beatriz Silva, Miguel Lucas, Rui Fernandes, Francisco Amarante, Rafael Costa, Ricardo Fernandez, Hugo Rodrigues e João Gil. Os treinadores que acompanharam a equipa foram André Janicas e João Pinto Basto.
Na sexta-feira, primeiro dia, deslocámo-nos de comboio para Braga o que fez com que muitos destes jovens passassem por uma experiência nova visto que normalmente as deslocações são feitas em carro próprio ou de autocarro. Foi notória a empatia entre todos, mesmo esta equipa sendo constituída por atletas de diferentes escalões, proporcionando momentos de convívio durante toda a viagem. Chegados à cidade de Braga e o Sporting Clube de Braga disponibilizou o “transfer” da estação de comboios para a Escola Secundária Dª Maria II, local onde ficámos alojados. Aí conhecemos Maria Sá e Michelle Ortega, duas jogadoras sub14 do Braga, que foram as nossas incansáveis e sempre animadas guias durante todo o torneio. Jantámos juntamente com as comitivas que já tinham chegado ao torneio e recolhemos ao nosso “quarto” onde passámos a noite.
No sábado, logo de manhã, começava a competição do torneio, aguardando-nos quatro jogos de manhã e três à tarde.
A nossa guia Michelle veio-nos buscar após o pequeno-almoço e tinha como função orientar-nos a pé até aos recintos de jogo. Aconteceu uma situação engraçada e que foi motivo de brincadeira durante todo o tornei, que foi o facto de termos que pedir informações a residentes locais visto que a Michelle não tinha completa certeza do rumo a seguir, perfeitamente normal nestas idades.
O recinto de jogos situava-se no centro da cidade de Braga, onde tinha sido realizado a fase final do “CompalAir”. Ao ar livre e estando muito calor neste fim-de-semana a nossa preocupação principal foi que todos os atletas tivessem protegidos e devidamente hidratados.
Os jogos foram decorrendo de uma forma intensa e alegre e os nossos atletas colocaram todo o empenho e concentração em cada jogada, durante todos os jogos. Tudo correu bem embora tenha havido um contratempo que levou Mariana Matias, por entorse, a não puder dar mais o seu contributo durante o torneio. Apesar disso nunca deixou de acompanhar a equipa em todas as atividades em que participámos, mostrando, mais uma vez, a importância e responsabilidade de se pertencer a uma equipa. As refeições foram feitas na escola que nos acolheu, e chegado o final do dia o descanso era mais que merecido. Os treinadores tiveram a oportunidade de frequentar uma ação de formação que decorreu durante a noite, com os preletores San Payo Araújo e Mário Batista.
No domingo o dia iniciou com atividades na piscina onde, para além do Gafanha também participaram, nessa manhã, as equipas do Maria da Fonte, de Braga. Foi uma atividade divertida e que proporcionou momentos de convívio diferentes. De tarde voltámos ao Campo da Vinha para jogarmos os últimos três jogos do torneio, que finalizou com um jogo All-Star Game, onde participaram dois elementos (masculino/feminino) da nossa equipa.
O último dia, segunda-feira, foi puramente de convívio. O Braga organizou uma atividade, “caça ao tesouro”, que se desenrolou durante toda a caminhada de subida à escadaria do Bom Jesus, culminando no topo onde havia um parque de merendas e onde se realizou o piquenique. Acabava então o torneio e a nossa comitiva regressava à Gafanha pelo mesmo meio de transporte que nos levou até Braga, o comboio.
Á que ressalvar que durante estes quatro dias os nossos atletas tiveram um comportamento exemplar, respeitando as regras que tinham sido definidas e aproveitando todo o tempo para fazerem novas amizades, conhecerem a cidade, divertirem-se e, claro, jogarem. Este comportamento foi extensível também a todas as equipas presentes no torneio, que decorreu sempre de uma forma salutar.
Durante todo o torneio tivemos o apoio incansável dos muitos pais que se deslocaram a Braga para assistir aos jogos e que criaram condições para que nada nos faltasse. Já é um hábito em todos os torneios em que participamos termos sempre muitos pais a acompanhar, criando também entre eles um ambiente de convívio, que ajuda no processo de formação e evolução do clube e dos nossos atletas. Aos Pais o nosso muito obrigado.
Gostávamos de referir de uma forma especial, as duas monitoras, Michelle Ortega e Maria Sá, que sempre nos acompanharam em tudo e que foram inexcedíveis, deixando um sentimento de saudade. Vocês fazem e farão sempre parte desta equipa.

Agradecemos ao Sporting Clube de Braga, e ao Mário Batista o convite que nos foi feito, por tudo o que nos proporcionaram nestes quatro dias e pela maneira como nos acolheram. Foram simplesmente fantásticos. 
 
 

Sem comentários: