GDG BASQUETBOL 2013/2014

GDG BASQUETBOL 2013/2014

sábado, 21 de agosto de 2010

HISTÓRIA DO BASQUETEBOL (III): AS 13 PRIMEIRAS REGRAS


.
A turma de Naismith jogou o primeiro jogo de basket ball (duas palavras) com uma bola de futebol e dois cestos de pêssegos pregados a um balcão/varanda a 3,05 metros acima do chão. A turma foi dividida em duas equipas de 9 jogadores. O ginásio tinha as medidas de somente: 16 x 11 m. (actualmente são: 28 x 15 m.). O resultado final foi de 1-0. William Chase marcou o ponto solitário a 8 metros — um tiro de meio do recinto naquele ginásio pequeno.
.
Daquela, o jogo tinha que parar sempre depois que cada cesto, para o árbitro poder subir a uma escada e retirar a bola do cesto, sendo que também não havia tabela, perdendo-se muitos lançamentos pela linha final. Assim podemos compreender o facto de esses jogos terem resultados muito reduzidos.
.
Nas origens do jogo, o Prof. James Naismith teve somente 13 regras, que ele cuidadosamente escreveu em duas páginas. Naismith elaborou as primeiras 13 regras em Dezembro de 1891. Estas regras originais foram publicadas em Janeiro de 1892 no jornal escolar do Springfield College, "The Triangle" e eram as seguintes:
1 - A bola pode ser "atirada" em qualquer direcção com uma ou duas mãos.
2 - A bola pode ser "batida" em qualquer direcção com uma das mãos (nunca com os punhos).
3 - Um jogador não pode correr com a bola. O atleta deverá passar a bola do local onde a recebeu, excepção feita ao jogador que receba a bola quando estiver correndo a uma boa velocidade.
4 - A bola tem de ser segura nas mãos ou entre as mãos; os braços e o corpo não poderão ser usados para esse efeito.
5 - Não são permitidas:"cargas de ombro", agarrar, empurrar, rasteiras e bater em nenhuma circunstância. A primeira infracção destas regras por qualquer jogador será punido com uma falta, ao segundo será desqualificado até ao próximo cesto convertido ou, se tiver havido evidente intenção em lesionar o adversário, será desqualificado até ao final do encontro, sem direito a substituição.
6 - Uma falta é marcada por bater a bola com o punho, por violar as regras 3, 4 e 5.
7 - Se alguma das equipas cometer três faltas consecutivas, deverá contar como um cesto para a formação adversária.
8 - Um cesto é considerado quando a bola é "atirada" para dentro do cesto e fique lá, não sendo permitido que nenhum adversário toque no cesto. Se a bola se encontrar na margem do cesto e o adversário mover o cesto, deverá contar como cesto.
9 - Quando a bola sai do campo, deverá ser reposta pelo primeiro jogador a tocar nela. Em caso de disputa, o fiscal deverá lançar a bola para o meio do campo. A reposição deverá ser feita em 5 segundos, senão será entregue ao adversário. Se algum dos lados persistir em atrasar o jogo, o fiscal deverá marcar uma falta a essa equipa.
10 - O fiscal deverá ser o juiz dos jogadores e deverá tomar notas das faltas e avisar o árbitro quando forem feitas 3 faltas consecutivas. Ele deverá ter poder para desqualificar qualquer jogador que infrinja a regra 5.
11 - O árbitro deverá ser o juiz da bola e deve decidir quando esta está em jogo, quando está fora de campo, a que equipa pertence e ficará encarregue de fazer a contagem dos pontos e outras tarefas geralmente efectuadas por um árbitro.
12 - O jogo deverá ser dividido em duas partes de 15 minutos, com uma intervalo de 5 minutos entre elas.
13 - A equipa que mais pontos marcar durante a partida é declarada vencedora. Em caso de empate, o jogo deverá, por acordo dos capitães de cada formação, continuar até ser convertido outro cesto.
.

Sem comentários: